sábado, 4 de janeiro de 2014

Novos dias no hospital...

Os dias aqui estão passando rapidamente...mas  cada vez mais valiosos e essenciais para me manter neste caminho de sabedoria, transformação e contato com a verdadeira essencia da vida...


Ja são quase 20 dias de tratamento.  Neste momento eu sinto totalmente os efeitos de cada medicação, procedimento recebidos...

Meus dias se tornaram bastante ocupados devidos aos procedimentos 


As 5h da manhã acontece um puja no templo, onde pessoas que moram na região comparecem, assim como médicos e algumas enfermeiras. 

Depois uma leve caminhada no jardim e 

A partir das 6:30 as atividades no hospital ja começam e para mim o dia inicia com uma hora de massagem e shirodhara.  Os dois procedimentos conjugados ja me deixaram extremamente devagar, poucos pensamentos (isso é possivel para uma Vata) e uma memoria preocupante de tão afiada que está.  ;)) Vai limpando cada "sujeira" mental e de maneira pontual e certeira vem imagens e sensaçoes de vivencias de anos e anos atras. 


Depois mais 3 horas literalmente amarrada!!! Melhor tratamento para uma Vata!!!

Mas sinto -o necessario neste momento do dia.  Pois nestas 3 horas, nao posso ler, escrever, conversar( ate porque não há ninguem aqui e no meu quarto não tem sinal de wifi). E se torma extremamente eficaz, para reavaliar tantas sensações e  lembranças que surgiram depois da massagem.  O objetivo, não é me deixar parada, mas sim fortalecer as pernas, e aliviar dores que surgiram ao longo dos dias. 

Depois de um rápido banho de balde, sem ainda poder lavar a cabeça, a fome começa a aparecer.  E isso é sinal de meu Agni esta bem restabelecido. 

O almoço ja esta bem caprichado e consumo o Thali para pacientes. 


A tarde, seguem novas medicacões , enema e o tratamento mais doloroso pra mim.  O tarpana, onde meus olhos ficam embebidos por 1 hora em ghee medicado. 

Eu ja passei por este procedimento algumas vezes, mas ainda assim , não consigo me acostumar com 60 minutos intermináveis. 

A maioria dos pacientes não relata sequer uma dor ou desconforto, mas eu  fico nocauteada na cama por cerca de mais duas horas. Com os olhos cobertos e totalmente no escuro. 

Como demos uma pausa no procedimento, pude voltar a ler e escrever e aproveitei para relatar um pouco pra voces

Daqui ha 4 dias , o procedimento recomeça, mas então será bem tranquilo e  indolor devido a nova medicação que sera usada. 

Aulas de Hatha Yoga continuam na minha rotina, mas agora apenas 3 x na semana. 

Neste horario tambem o calor ja diminuiu. Apesar de ser inverno, aqui no Kerala, os dias são quentes e umidos.  A temperatura tem ficado em media 32 graus e ainda sim, nos mulheres andamos vestidas de calças, batas compridas e ainda um pano no pescoço. ;)). 

Bem diferente das roupas por ai!!! 

Já são quase 19h e aproveito  para voltar ao templo, onde mais um Puja esta sendo realizado, e depois então desfrutar do meu jantar e encontrar os outros pacientes...


A rotina é puxada. Mas me sinto bem em estar aqui.  Cuidando da minha saude e permitindo minha mente e meu corpo silenciarem


Momento de me fortalecer e seguir minha caminhada espalhando essa sabedoria que tanto me transformou...


Assim que for possivel escrevo novamente!!!

Saúde e paz a todos

Laura



2 comentários:

Bruno Antunes disse...

Oii Laura, fiz uma busca por curso de culinária saudável e acabei achando seu site. Não sei se entendi bem, nao sei se está adoentada, mas aproveito para lhe desejar boa recuperação e tudo de melhor com muita saúde, energia positiva e paz.

Fabiana disse...

Laura, li a matéria na revista Claudia de agosto de 2012 e me interessei pelo tratamento e seu blog. Sou fisioterapeuta e já tive pacientes com Esclerose Multipla. Desejo muita saúde e paz. E agradeço por compartilhar.
Um carinhoso abraço Fabiana