terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Almoço de hoje: Bolinhos de feijão fradinho

Hoje é terça-feira, e sempre começo meu dia cedinho.
 As 7h da manhã jã estou no carro rumo a Feira Orgânica que acontece aqui no bairro, sempre das 7h as 13h.  Fica exatamente na Praça do Ó , em frente a praia da Barra da Tijuca.
  as verduras, legumes , e frutas estão sempre fresquinhos, deliciosos e com um preço maravilhoso.

Fiz meu estoque semanal, com bananas, abacaxi, alho, batata-doce, inhame, beterraba com rama de tudo , couve e outras folhas...
A variedade no cardapio é essencial e desta forma podemos manter nosso corpo com nutrição completa e saudavel.

As terças-feiras trabalho de casa, preparando as orientações individuais, respondendo os e-mails, cuidando de mim, e estudando.

Hoje , o almoço foi rápido, pois eram muitas tarefas para realizar, e estou me organizando para voltar a escrever mais regularmente no blog e começar a buscar inspirações para meu novo livro.

Este foi meu cardapio de hoje:
 Bolinho de feijao fradinho com creme de beterraba, couve refogada com ghee e para finalizar gotas de limão., cenoura no vapor e tomate.

Tudo muito facil e rapido de fazer...  eu fiz de "olho" . nao segui nenhuma receita, nem medidas...
mas foi mais ou menos assim: 

Creme de beterraba
2 beterrabas
1 inhame
1 dente de alho pequeno.
 1/2 colher de sopa de tahine
sal
pimenta cayena

Cozinhei as beterrabas e o inhame no vapor e depois bati no liquidificador, junto com o alho, e o sal.
Depois misturei o tahine e pronto!!!

Bolinho de feijão

Cozinhei 1 xic de feijão fradinho com 1 pitada de assafetida e 1 folha de louro e reservei.
Refoguei 2 cebolas roxa, 1 dente de alho, 1pedaço de gengibre, tudo no ghee, e depois coloquei bastante paprica picante, curcuma, pimenta cayena, gengibre em po, cominho empo, fenogrego em po e sal.  Misturei no feijão e bati no liquidificador.
Depois numa vasilha coloquei farinha de aveia e sal ate ficar bem homogenea.  fiz bolinhos com ajuda de uma colher e levei ao forno numa forma untada com ghee por cerca de 30 min.
E pronto!!!

Para acompanhar a couve picadinha refogada no ghee, tomatinhos e a cenoura cozida no vapor...
Tudo simples e delicioso!!!

Saúde e paz a todos




 

4 comentários:

milasimonetti disse...

Receita do feijao fradinho testada e aprovada! obrigada :) ficou uma delicia!

Fernanda Faraco disse...

Laura.. eu tenho feito suas receitas, mas em algumas tenho que mudar algum ingrediente por falta do indicado no comércio de orgãnicos. Tenho muita vontade de compartilhar essas alterações para discutirmos suas implicações... Há alguma chance???
Grata Fernanda

Laura Pires disse...

Oi Fernanda. Podemos falar sim. Manda um email para buscadaessencia@yahoo.com Com organicos nos temos os produtos somente na estacao correta. E isso mostra que temos q variar nossa alumentacao. O clima muda, e alimentos diferentes sao produzidos e nosso corpo da mesma forma precisa de outras substancias.
É preciso adaptar sim. Mas quando estamos falando em prevencao a conduta é uma, mas quando estamos fazendo tratamento nao ha muitas possibilidades. Cada caso é individual. Bjss

Leticia Maria Rezende Maciel disse...

Fiz o creme de beterrabas e os bolinhos. Ficou tudo uma delícia.
Obrigada