quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Curso de Culinária Detox Ayurvédico - Dia 22 de fevereiro de 2014- Mise en Place


Você leva regularmente o seu carro no mecânico?

Quando o carro é novo, é mais comum fazer revisão. Depois, as pessoas vão abandonando a prevenção e a concessionária para arrumar o carro apenas quando ele apresenta defeitos.

Nas revisões, são feitas a troca de óleo, filtro e inspeção do veículo, para avaliar as condições gerais, como motor, correrias, freios e equipamentos de segurança. “Quando o carro é novo, na primeira revisão, é visto apenas alguns itens. Depois, a inspeção é mais demorada: além de trocar óleo e filtros, outras partes mais complicadas são analisadas, limpas ou trocadas.

Quando somos crianças nossos pais nos levam ao pediatra com regularidade: para ver se ganhamos peso, se estamos crescendo corretamente, se estamos tendo um desenvolvimento motor adequado para a idade..

Depois que vamos crescendo a visita ao medico só acontece quando algum dano ocorre, uma fratura, uma dor, uma inflamação...

E para fazer limpezas e analisar a qualidade da nossa saúde, a presença de toxinas, excesso de peso, retenção de liquido, pequenas alergias....o que e quem procuramos fazer limpezas periódicas e importantes no nosso corpo???

Quando nos alimentamos de forma inadequada, nosso corpo acumula resíduos tóxicos. Por isso, existe a necessidade de fazermos uma dieta para desintoxicar nosso organismo.

Aprendendo a nos desintoxicar descobriremos os segredos da saúde plena, a prevenir doenças e a evitar os estimulantes artificiais, que mascaram tudo com a falsa idéia de gerar prazer.

Ayurveda desenvolveu os procedimentos de desintoxicação. Todos nós precisamos deles para manter nosso corpo saudável e funcionando corretamente.

Ayurveda indica processos de limpeza profunda através do "Panchakarma”.

No entanto, Ayurveda acredita na manutenção da saúde através de um rotina diária. Como tal, há orientações alimentares para limpar o corpo por si só, sem qualquer exigência de terapias profundas. Mas estas não devem ser feitas por períodos muito longos.

Para quem estiver com a digestão lenta, muitos gases e com toxinas no corpo é importante seguir uma dieta com alimentos, especiarias capazes de estimular o agni ou o fogo digestivo.

A desintoxicação ajuda na eliminação de toxinas mentais e alimentares do nosso sistema. A saúde, segundo a ayurveda, depende de um sistema digestivo saudável, com todo trato digestivo limpo e capaz de digerir completamente todos os alimentos e com ausência de indigestão, azia, inchaço, gases... o acúmulo de toxina pode ser responsável por desequilíbrios como fadiga, redução do apetite, náuseas, mau hálito e patologias mais sérias ....

Geralmente conhecemos a expressão “somos o que comemos”, mas a abordagem da Ayurveda acrescenta de que "somos o que digerimos".

Isto enfatiza que alem de fazermos uma escolha correta de alimentos segundo nosso dosha, o clima do local que vivemos, a estação do ano, precisamos ter uma boa digestão, assimilação e uma correta e suficiente eliminação. E para isto os princípios ayurvédicos são essenciais para gerar mais equilíbrio e sabedoria neste processo.

Todo o alimento ou emoção que não é digerida ou é mal assimilada transforma-se no nosso corpo em toxinas (ama) que, por sua vez, enche e obstrui os inúmeros canais nele existentes. Para tal combater devemos dar especial atenção aos alimentos que ingerimos no nosso dia-a-dia, evitando assim inúmeras doenças.

E no próximo dia 22 de de fevereiro de 2014 acontecera o Curso de Culinária Detox Ayurvédico com Laura Pires na Mise En Place, Itanhangá,Rio de Janeiro

Propomos com a abordagem deste encontro, que as pessoas entrem no imenso mundo dos sabores e que adquiram os princípios fundamentais de uma alimentação saudável.
— com Mise En Place e Kit Detox Ayurvedico.

Inscriçoes e informaçoes:  www.mepeg.com.br

Um comentário:

Receitas Salgadas disse...

Conheço várias pessoas que usam porém elas não tem a receita certa para ficar o melhor possível.

Vou indicar com certeza este excelente curso!