quarta-feira, 19 de março de 2014

Raspar a língua... Para que e porque a Ayurveda indica e recomenda esta pratica diária



.

Um dos rituais orientados pela terapia ayurvédica é a pratica diária da raspagem da língua. Esta é uma  prática de higiene oral, que remove os restos de alimentos, as bactérias, os fungos, toxinas, e as células mortas da superfície da língua.

Quando dormimos, nosso sistema digestivo permanece levemente ativo, e durante este período o corpo tenta fazer a remoção de toxinas que estão em excesso assim como dos resíduos provinentes da má digestao dos alimentos ingeridos no jantar. Parte destes são "enviados" para a superfície da nossa língua.

Se não raspar estas toxinas, elas serão  reabsorvidas pelo organismo e desta forma agravar problemas respiratórios, digestivos, e consequentemente influenciar na sua vitalidade.
Em Ayurveda, a digestão é considerada a base de saúde. Tendo em conta que a digestão começa na boca, através da identificação dos sabores, é importante remover as toxinas que podem prejudicar esta capacidade . A limpeza também ativa a produção de saliva e promove Agni (fogo digestivo do corpo) para ajudar na digestão ao longo do dia.

No Charaka Samhita: que é considerado a uma das obras de maior autoridade para a Ayurveda, e representa um tesouro dos vários aspectos desta ciência, com especial referencia aos princípios fundamentais da medicina esta escrito:

Charaka Samhita Sutrasthan 5, 75.

"o resíduo que fica na raiz da língua obstrui a expiração e provoca mau hálito, sendo assim a língua deve ser limpa regularmente.”

Esta pratica além de equilibrar e fortalecer seu Agni, consequentemente melhorando seu sistema imune, protege ajuda na saúde geral das gengivas, evitando assim vários desequilíbrios  

então como começar??
Raspadores de língua são encontrados na maioria das farmácias.  Se você tiver a oportunidade de encontrar  um raspador de aço inoxidável prefira. Mas se não encontrar,  pode ser os de plástico encontrados nas farmácias comuns.  Numa emergência, uma colher de metal pode ser eficaz.

a manutenção da saúde oral deve ser feita todos os dias  de manhã ao levantar-se, e com o estômago vazio.
em frente a um espelho, simplesmente segure as duas extremidades do raspador em ambas as mãos, colocando a língua para fora, e colocando o raspador bem no fundo língua. Com firmeza, sem muita pressão para não machucar a língua raspe a superfície de sua língua por 2 ou 3 vezes.
No inicio você pode sentir um pouco de náusea, mas relaxe bem a língua e respire normalmente....
E torne este habito diário, assim como escovar os dentes, tomar banho, comer, etc...
Saúde, consciência e paz a todos...
Laura Pires

2 comentários:

Fernanda Faraco disse...

Ótimas dicas.. eu tenho náuseas. Vou tentar mais vezes e procurar manter um ritmo diário para ver se acostumo.
Grata !!
Fernanda

Anônimo disse...

Confesso que so fiquei sabendo porque comecei a ler sobre a ayurveda