quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Aula de Culinaria Ayurvédica




Primeira aula de Culinária Ayurvédica de 2014

Dia 8 de fevereiro de 2014

Local: 
 Mise en Place. Itanhangá - Rio de Janeiro 

Cardapio: 
Panqueca de aveia
Panqueca de semola
Ghee
Hamburguer de lentilha com molho de hortela
Beterraba com couve flor e especiarias
Arroz integral com ervas frescas
Couve com castanhas e especiarias
Torta de tamaras com coco fresco

Inscrições e Informações: 
www.mepeg.com.br

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Volta para casa...






De volta para minha rotina...
Obrigada queridos por todas as mensagens de carinho e apoio durante a minha viagem e tratamento.
Ainda não tive tempo de olhar as mensagens via e-mail e inbox que foram enviadas durante este período, já que não acessei nada durante a minha viagem. Mas farei isso com calma, durante esta semana.
Precisava deste tempo para cuidar de mim um pouco.
Ainda meio confusa com o fuso horário, e desfazendo as malas com meus quase 45 quilos de remédio para o ano todo... para continuar meu tratamento e em novembro voltar mais uma vez para India.
Então, agora o foco destes próximos 10 meses por aqui é continuar compartilhando esta sabedoria que me trouxe uma nova forma de viver, com mais sabedoria, qualidade e saúde....
Esta semana farei toda a programação de cursos, palestras e orientações individuais. Já está na lista Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte.
Aqui no Rio, já começo a atender esta semana, por enquanto na Barra (2431 6741) e em Copacabana (3201 1355), e o primeiro curso de culinária será dia 8 de Fevereiro na Mise em Place. (www.mepeg.com.br)

A última semana no hospital foi bastante tranquila, o corpo se ajustando as medicações e aos procedimentos e saí de la me sentindo muito forte.
Posso me arriscar a dizer que desde o meu primeiro tratamento em 2006 este foi o primeiro ano que saí com muita disposição e sem sintomas desagraveis, que sempre surgem durante o processo.
Este ano a viagem, foi bem rápida comparativamente com os outros anos, que sempre aproveito para estudar. Mas como precisava voltar para o Rio para cumprir algumas responsabilidades , já estou de volta, e muito feliz com mais esta oportunidade.
Fiz uma grande amizade, e espero Cris, ve-la em breve aqui no Rio. Foram muito divertidas nossas noite de conversas na sua varanda, e fizeram os dias passarem mais rapido e menos intesos, na companhia do Matheus, Cristina e Parul.
Pude ainda encontrar meus grandes mestres de Ayurveda, Dra Sunanda e Dr Ranade em Pune.
Aproveitei também para passear pela cosmopolita Mumbai, e experienciar os mais diversos sentimentos, sabores, cores e aromas...
Volto ainda mais renovada e forte, para continuar nossa caminhada de saúde, equilíbrio e paz..
Seguem alguns poucos registros desta viagem pela Grande Bharat!!!
Namastê


sábado, 4 de janeiro de 2014

Novos dias no hospital...

Os dias aqui estão passando rapidamente...mas  cada vez mais valiosos e essenciais para me manter neste caminho de sabedoria, transformação e contato com a verdadeira essencia da vida...


Ja são quase 20 dias de tratamento.  Neste momento eu sinto totalmente os efeitos de cada medicação, procedimento recebidos...

Meus dias se tornaram bastante ocupados devidos aos procedimentos 


As 5h da manhã acontece um puja no templo, onde pessoas que moram na região comparecem, assim como médicos e algumas enfermeiras. 

Depois uma leve caminhada no jardim e 

A partir das 6:30 as atividades no hospital ja começam e para mim o dia inicia com uma hora de massagem e shirodhara.  Os dois procedimentos conjugados ja me deixaram extremamente devagar, poucos pensamentos (isso é possivel para uma Vata) e uma memoria preocupante de tão afiada que está.  ;)) Vai limpando cada "sujeira" mental e de maneira pontual e certeira vem imagens e sensaçoes de vivencias de anos e anos atras. 


Depois mais 3 horas literalmente amarrada!!! Melhor tratamento para uma Vata!!!

Mas sinto -o necessario neste momento do dia.  Pois nestas 3 horas, nao posso ler, escrever, conversar( ate porque não há ninguem aqui e no meu quarto não tem sinal de wifi). E se torma extremamente eficaz, para reavaliar tantas sensações e  lembranças que surgiram depois da massagem.  O objetivo, não é me deixar parada, mas sim fortalecer as pernas, e aliviar dores que surgiram ao longo dos dias. 

Depois de um rápido banho de balde, sem ainda poder lavar a cabeça, a fome começa a aparecer.  E isso é sinal de meu Agni esta bem restabelecido. 

O almoço ja esta bem caprichado e consumo o Thali para pacientes. 


A tarde, seguem novas medicacões , enema e o tratamento mais doloroso pra mim.  O tarpana, onde meus olhos ficam embebidos por 1 hora em ghee medicado. 

Eu ja passei por este procedimento algumas vezes, mas ainda assim , não consigo me acostumar com 60 minutos intermináveis. 

A maioria dos pacientes não relata sequer uma dor ou desconforto, mas eu  fico nocauteada na cama por cerca de mais duas horas. Com os olhos cobertos e totalmente no escuro. 

Como demos uma pausa no procedimento, pude voltar a ler e escrever e aproveitei para relatar um pouco pra voces

Daqui ha 4 dias , o procedimento recomeça, mas então será bem tranquilo e  indolor devido a nova medicação que sera usada. 

Aulas de Hatha Yoga continuam na minha rotina, mas agora apenas 3 x na semana. 

Neste horario tambem o calor ja diminuiu. Apesar de ser inverno, aqui no Kerala, os dias são quentes e umidos.  A temperatura tem ficado em media 32 graus e ainda sim, nos mulheres andamos vestidas de calças, batas compridas e ainda um pano no pescoço. ;)). 

Bem diferente das roupas por ai!!! 

Já são quase 19h e aproveito  para voltar ao templo, onde mais um Puja esta sendo realizado, e depois então desfrutar do meu jantar e encontrar os outros pacientes...


A rotina é puxada. Mas me sinto bem em estar aqui.  Cuidando da minha saude e permitindo minha mente e meu corpo silenciarem


Momento de me fortalecer e seguir minha caminhada espalhando essa sabedoria que tanto me transformou...


Assim que for possivel escrevo novamente!!!

Saúde e paz a todos

Laura