quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

“Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente”…



  “Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente”
Krishnamurti


 Alguma vez você já parou para pensar o quão verdadeiras e livres são suas escolhas?

Voce já se parou para se perguntar o quê e como o pensamento, as atitudes e os exemplos  são responsáveis pelas suas decisões e escolhas?
 
Já notou como somos treinados e manipulados, durante boa parte ou durante toda a nossa existência , a reproduzir padrões??

Raros aqueles, que se atrevem, a  criar novos comportamentos, hábitos e possibilidades?

 Não nos ensinaram a observar o mundo para modificá-lo ou transformá-lo, apenas nos treinaram  e moldaram para agir segundo um padrão estabelecido. 

Que possamos silenciar e refletir....


terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Almoço de hoje: Bolinhos de feijão fradinho

Hoje é terça-feira, e sempre começo meu dia cedinho.
 As 7h da manhã jã estou no carro rumo a Feira Orgânica que acontece aqui no bairro, sempre das 7h as 13h.  Fica exatamente na Praça do Ó , em frente a praia da Barra da Tijuca.
  as verduras, legumes , e frutas estão sempre fresquinhos, deliciosos e com um preço maravilhoso.

Fiz meu estoque semanal, com bananas, abacaxi, alho, batata-doce, inhame, beterraba com rama de tudo , couve e outras folhas...
A variedade no cardapio é essencial e desta forma podemos manter nosso corpo com nutrição completa e saudavel.

As terças-feiras trabalho de casa, preparando as orientações individuais, respondendo os e-mails, cuidando de mim, e estudando.

Hoje , o almoço foi rápido, pois eram muitas tarefas para realizar, e estou me organizando para voltar a escrever mais regularmente no blog e começar a buscar inspirações para meu novo livro.

Este foi meu cardapio de hoje:
 Bolinho de feijao fradinho com creme de beterraba, couve refogada com ghee e para finalizar gotas de limão., cenoura no vapor e tomate.

Tudo muito facil e rapido de fazer...  eu fiz de "olho" . nao segui nenhuma receita, nem medidas...
mas foi mais ou menos assim: 

Creme de beterraba
2 beterrabas
1 inhame
1 dente de alho pequeno.
 1/2 colher de sopa de tahine
sal
pimenta cayena

Cozinhei as beterrabas e o inhame no vapor e depois bati no liquidificador, junto com o alho, e o sal.
Depois misturei o tahine e pronto!!!

Bolinho de feijão

Cozinhei 1 xic de feijão fradinho com 1 pitada de assafetida e 1 folha de louro e reservei.
Refoguei 2 cebolas roxa, 1 dente de alho, 1pedaço de gengibre, tudo no ghee, e depois coloquei bastante paprica picante, curcuma, pimenta cayena, gengibre em po, cominho empo, fenogrego em po e sal.  Misturei no feijão e bati no liquidificador.
Depois numa vasilha coloquei farinha de aveia e sal ate ficar bem homogenea.  fiz bolinhos com ajuda de uma colher e levei ao forno numa forma untada com ghee por cerca de 30 min.
E pronto!!!

Para acompanhar a couve picadinha refogada no ghee, tomatinhos e a cenoura cozida no vapor...
Tudo simples e delicioso!!!

Saúde e paz a todos




 

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Curso de Culinária Detox Ayurvédico - Dia 22 de fevereiro de 2014- Mise en Place


Você leva regularmente o seu carro no mecânico?

Quando o carro é novo, é mais comum fazer revisão. Depois, as pessoas vão abandonando a prevenção e a concessionária para arrumar o carro apenas quando ele apresenta defeitos.

Nas revisões, são feitas a troca de óleo, filtro e inspeção do veículo, para avaliar as condições gerais, como motor, correrias, freios e equipamentos de segurança. “Quando o carro é novo, na primeira revisão, é visto apenas alguns itens. Depois, a inspeção é mais demorada: além de trocar óleo e filtros, outras partes mais complicadas são analisadas, limpas ou trocadas.

Quando somos crianças nossos pais nos levam ao pediatra com regularidade: para ver se ganhamos peso, se estamos crescendo corretamente, se estamos tendo um desenvolvimento motor adequado para a idade..

Depois que vamos crescendo a visita ao medico só acontece quando algum dano ocorre, uma fratura, uma dor, uma inflamação...

E para fazer limpezas e analisar a qualidade da nossa saúde, a presença de toxinas, excesso de peso, retenção de liquido, pequenas alergias....o que e quem procuramos fazer limpezas periódicas e importantes no nosso corpo???

Quando nos alimentamos de forma inadequada, nosso corpo acumula resíduos tóxicos. Por isso, existe a necessidade de fazermos uma dieta para desintoxicar nosso organismo.

Aprendendo a nos desintoxicar descobriremos os segredos da saúde plena, a prevenir doenças e a evitar os estimulantes artificiais, que mascaram tudo com a falsa idéia de gerar prazer.

Ayurveda desenvolveu os procedimentos de desintoxicação. Todos nós precisamos deles para manter nosso corpo saudável e funcionando corretamente.

Ayurveda indica processos de limpeza profunda através do "Panchakarma”.

No entanto, Ayurveda acredita na manutenção da saúde através de um rotina diária. Como tal, há orientações alimentares para limpar o corpo por si só, sem qualquer exigência de terapias profundas. Mas estas não devem ser feitas por períodos muito longos.

Para quem estiver com a digestão lenta, muitos gases e com toxinas no corpo é importante seguir uma dieta com alimentos, especiarias capazes de estimular o agni ou o fogo digestivo.

A desintoxicação ajuda na eliminação de toxinas mentais e alimentares do nosso sistema. A saúde, segundo a ayurveda, depende de um sistema digestivo saudável, com todo trato digestivo limpo e capaz de digerir completamente todos os alimentos e com ausência de indigestão, azia, inchaço, gases... o acúmulo de toxina pode ser responsável por desequilíbrios como fadiga, redução do apetite, náuseas, mau hálito e patologias mais sérias ....

Geralmente conhecemos a expressão “somos o que comemos”, mas a abordagem da Ayurveda acrescenta de que "somos o que digerimos".

Isto enfatiza que alem de fazermos uma escolha correta de alimentos segundo nosso dosha, o clima do local que vivemos, a estação do ano, precisamos ter uma boa digestão, assimilação e uma correta e suficiente eliminação. E para isto os princípios ayurvédicos são essenciais para gerar mais equilíbrio e sabedoria neste processo.

Todo o alimento ou emoção que não é digerida ou é mal assimilada transforma-se no nosso corpo em toxinas (ama) que, por sua vez, enche e obstrui os inúmeros canais nele existentes. Para tal combater devemos dar especial atenção aos alimentos que ingerimos no nosso dia-a-dia, evitando assim inúmeras doenças.

E no próximo dia 22 de de fevereiro de 2014 acontecera o Curso de Culinária Detox Ayurvédico com Laura Pires na Mise En Place, Itanhangá,Rio de Janeiro

Propomos com a abordagem deste encontro, que as pessoas entrem no imenso mundo dos sabores e que adquiram os princípios fundamentais de uma alimentação saudável.
— com Mise En Place e Kit Detox Ayurvedico.

Inscriçoes e informaçoes:  www.mepeg.com.br

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Mente ocupada...

" É muito interessante descobrir por si mesmo como sua mente está ocupada. O artista esta ocupado com sua arte, seu nome, seu progresso, a combinação de cores, com a fama, com a notoriedade; o homem erutido está ocupado com seu conhecimento; e um homem que está buscando auotconhecimento está ocupado com seu autoconhecimento, tentando como uma formiguinha estar ciente de cada pensamento, de cada movimento.
Eles são todos iguais. Apenas a mente que está totalmente desocupada, completamente vazia- apenas essa mente é que pode receber algo novo, na qual não existe ocupação alguma. Mas essa coisa nova não pode vir à existência enquanto a mente estiver ocupada" .
( Fragmento retirado das Obras reunidas de J. Krishnamurti: vol. IX)

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Vida..

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido". 

Fernando Pessoa

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Receita de suco refrescante de melancia

Mais um suco refrescante para estes dias de calor...

Melancia com gengibre, hortelã e abacaxi.   


1/2 de melancia picadinha.    

1 rodela fina de abacaxi.  

1 colher de cha de gengibre fresco ralado.  

6 folhas de hortelã.  

100ml de água.  


Bater no liquidificador, coar e servir.

A respeito da continuação do meu tratamento. Desabafo....





O que eu tenho a compartilhar com vocês é que sim, meu tratamento é continuo e NÃO fiz a opção de ignorar nada...

Pelo contrário, eu fiz uma opção de vida que requer consciência, presença, foco e muita mas muita disciplina e cuidado

Eu não tenho a menor dúvida, que se não fizesse 1/3 dos tratamentos que faço e os cuidados diários que tenho com minha saúde a minha condição seria bem crítica e possivelmente estaria com sequelas e sintomas constantes de uma doença neurológica muito agressiva e séria

Apenas fiz a MINHA escolha de vida, baseada nas minhas crenças e na minha percepção.

Cada um faz a SUA própria escolha.

O meu tratamento, como já falei várias vezes, NÃO promete cura, e nenhum médico me prometeu a "tal cura" da doença.

O meu tratamento é para o resto da vida!!!!

Todos nós estamos em constante desequilíbrio e precisamos nos cuidar sempre, mas no caso de ter desenvolvido sintomas neurológicos muito fortes e em pouquíssimo tempo, eu preciso de cuidado redobrado.

Mês passado fez 8 anos que tive a crise mais forte e que desencadeou todo processo que vocês conhecem e está escrito no meu blog e no livro EM Busca DA CURA de Marcus Pessoa.

Hoje sei na verdade que cerca de 1 ano antes já tinha vários sintomas brandos mas não sabia. Achava que era estresse.

Mas enfim...
Hoje, em termos de "tratamento" eu tomo sim medicações Mas estas são todas trazidas da Índia. São feitas sem substancias químicas e são todas prescritas pelos médicos após minha internação anual no hospital. Este ano, trouxe medicação para 6 meses, e no restante do tempo, ficarei sem medicação oral.
Elas podem variar a cada ano, dependendo da minha condição.
Agora, de volta em casa, após minha 6ª internação, fico cuidando da minha rotina de hábitos saudáveis. Com yoga restaurativa, caminhadas, meditação, pranayamas, massagens com óleos medicados, alimentação rigorosa, horários para comer, dormir, etc...

Eu fiz esta opção na minha vida...

Eu não quero convencer ninguém que este ou aquele caminho é bom ou ruim. Apenas compartilhar minha experiência, que está sendo positiva ..

E para aqueles que DE VERDADE QUEREM e BUSCAM SAUDE para si próprios ou para outros, seria interessante tentar entender, compreender estudar outras formar de tratar ( no caso, da Ayurveda, que centenas de outras pessoas no mundo escolheram como aliado aos tratamentos ocidentais alopáticos) para talvez incorporar e ajudar a beneficiar outros seres que sofrem e ainda sofrerão, Ao invés apenas que querer só defender seus medicamentos e condutas.
É uma soma de situações que vai ajudar as pessoas e não uma única pílula. E como todos sabem não existe pílula milagrosa pra nada neste mundo.

Eu apenas me fortaleço ainda mais nesta caminhada

Mais amor em seus corações...
Sabedoria a todos...

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Smoothie de coco com abacaxi!!!


Delicioso e refrescante!!!!                    

  1/2 copo de água de coco.              

6 colheres de sopa coco fresco

 1/2 copo de abacaxi picadinho. 

   1cardamomo.                                   

Bater tudo no liquidificador e beber em seguida